Cabine primária para energia solar!

Tudo em um só lugar. Projetamos, homologamos e executamos sua cabine primária para energia solar Solicite um orçamento!

Solicite agora seu orçamento.

Envie-nos seus dados e entraremos em contato. Anexe seus arquivos para uma análise prévia do escopo de serviço.






Nossos Serviços

Projeto e Homologação

Elaboramos todo projeto da cabine primária de acordo com as Normas pertinentes e vigentes do setor. O projeto é completo (civil e elétrico), apresentado juntamente com memorial descritivo, coordenograma, entre outros. Damos entrada na concessionária de energia até sua aprovação.

Seletividade e Coordenação

Fazemos todo coordenograma e seletividade seguindo as diretrizes da concessionária de energia e PRODIST. Você também pode solicitar esse serviço separadamente do projeto recebendo todos os dados necessários para parametrização do relé e especificação dos equipamentos para instalação se for o caso.

Comissionamento

O comissionamento é completo, parametrizamos e reprogramamos o relé de proteção, verificamos a montagem do disjuntor, realizamos o teste operacional do disjuntor e teste com caixa de corrente. Todo serviço inclui ART e executado por profissionais qualificados e habilitados para esse tipo de serviço.

Execução de Obra

Executamos toda sua obra desde a alvenaria até a montagem dos equipamentos dentro da subestação. Toda obra acompanhada por engenheiro eletricista responsável com CREA ativo.

Saiba mais sobre Cabine Primária para Energia Solar

coordenacao e seletividade parametrizacao de rele energia solar para cabine primaria projetoCom a popularização da energia solar as cabines primárias ficaram em ampla evidência. Projetos de minigeração (acima de 75kW) é obrigatório esse tipo de entrada de energia.


Cada concessionária através de suas Normas dão as diretrizes para homolagação do projeto desde a sua construção civil até a especificação de seus componentes elétricos e proteções.

As cabines primárias mais comuns pelo Brasil são as simplificadas e postos de transformação com transformadores até 300kVA onde a proteção é ralizada através de fusíveis do tipo HH, acima disso são cabines mais completas com proteções realizadas através de relés secundários atuando sobre o disjuntor de média tensão.

Com a energia solar as regras mudam um pouco e praticamente todas as concessionárias de energia exigem que as proteções sejam realizadas com relés secundário atuando no disjuntor em média tensão ou até mesmo no disjuntor em baixa tensão (isso varia de concessionária para concessionária).

As funções de proteção ANSI mais exigidas são:

25 – Sincronismo; 27 – Subtensão; 32 – Direcional de potência;  50 – Sobrecorrente instantâneo;

50N – Sobrecorrente instantâneo de neutro; 51 – Sobrecorrente temporizado; 51N – Sobrecorrente temporizado de neutro;  59 – Sobretensão; 59N – Sobretensão de neutro; 67 – Sobrecorrente direcional; 67N – Sobrecorrente direcional de neutro; 78 – Medição de ângulo de fase; 81 – Relé de frequencia.

Saiba mais sobre Coordenação e Seletividade

coordenacao e seletividade parametrizacao de rele energia solar para cabine primaria projeto

A coordenação em um projeto de cabine primária para energia solar consiste em garantir:

  • A proteção dos equipamentos;
  • A seletividade;
  • A proteção de retaguarda;
  • Isolar defeitos;

Pode-se definir também coordenação como uma estratégia, onde para uma falha ou defeito existe um tempo de atuação, de modo a garantir seletividade no desligamento da planta. 

A filosofia da seletividade consiste na atuação da proteção de forma que somente o circuito com defeito seja isolado e mantenha o restante da planta em operação. 

Em um projeto de proteção existem duas zonas a serem observadas: 

Proteção de primeira linha e proteção de segunda linha ou retaguarda, sendo está ultima, responsável pelo desligamento do sistema em uma eventual falha da proteção de primeira linha. 

A seletividade pode ser: 

  • Amperimétrica;
  • Cronométrica;
  • Lógica.

A seletividade lógica é a mais atual e veio em função dos relés digitais. 

A cooredenação e seletividade é representada através de cálculos, que por sua vez, são programados nos relés secundários. A atuação dos relés secundários protegem a entrada de energia do acessante assim como parte do sistema elétrico da acessada, atuando no desarme da cabine primária em caso de subtensão, sobretensão, sobrecorrente nas fases e neutro, subfrequência, sobrefrequência, excesso de exportação de energia  entre outros.

Engenharia de Projetos

Saiba mais sobre Coordenação e Seletividade

coordenacao e seletividade parametrizacao de rele energia solar para cabine primaria projeto

A parametrização do relé nada mais é do que inserir os parametros cálculados na etapa de coordenação e seletividade para que ele possa atuar a qualquer sinal de anomalia.

O comissionamento é o ensaio de todos os componentes dessa instalação, é preciso verificar se o relé atua com os dados programados e se os tempos de atuação estão corretos. Esse teste é realizado através de uma “mala de teste” onde correntes são aplicadas simulando as anomalias do sistema e comparando com os cálculos teoricos.

Em seguida os resultados devem ser enviados para concessionária juntamente com:

  • Dados da instalação;
  • Ajustes do relé de proteção;
  • Dados da mala de teste;
  • ART.

A ENGENHARIA de PROJETOS fornece esse painel montado com o relé secundário comissionado, parametrizado e pronto para ser instalado atuando tanto no disjuntor em baixa tensão como na média tensão.

 

Fazemos também a instalação desse painel oferecendo um pacote completo para instalação da sua cabine primária para energia solar.

Engenharia de Projetos

Escrito por: Engenharia de Projetos

Última Atualização: 18-05-2021

https://engenhariadeprojetos.com.br/cabine-primaria-energia-solar/

Referências Bibliográficas Consultadas:

Mamede Filho, João ,”Proteção de sistemas elétricos de potência”, LTC, Rio de Janeiro , RJ, 2011.
Kindermann, Geraldo, “Proteção de sistemas elétricos de potência”, Edição do autor, Florianópolis , SC, 3ª Edição, 2012.

PortugueseEnglishSpanish
× Entrar em contato