como funciona um sistema de proteção contra descargas atmosféricas?

como funciona um sistema de proteção contra descargas atmosféricas?

Se você está se perguntando “o que é um sistema de proteção contra descargas atmosféricas?”, veio ao lugar certo. A Engenharia de Projetos é uma das empresas de engenharia elétrica, atuante em São Paulo, que trabalha com para-raios e pode sanar suas questões sobre esse sistema.

Inicialmente, para elucidar “como funciona um sistema de proteção contra descargas atmosféricas?” é necessário compreender do que se trata um raio. Durante as tempestades, este fenômeno se forma entre as nuvens e o solo, consistindo em uma descarga elétrica com intensidade elevada.

Um sistema de proteção contra descargas atmosféricas elaborado por um engenheiro credenciado evita transtornos com a seguradora do seu edifício

Essa descarga é tende a atingir pontos altos de uma região e possuir maior impacto sobre materiais que são bons condutores de energia elétrica, como metais. Por isso, quando falamos sobre “como funciona um sistema de proteção contra descargas atmosféricas?”, tratamos principalmente de edificações verticais, em grandes centros urbanos.

Mas afinal de contas, como funciona um sistema de proteção contra descargas atmosféricas? Bem, esse tipo de instalação é comumente compreendida como um sistema que, como o nome diz, para o raio.

No entanto, o SPDA é uma instalação complexa, com componentes que desempenham diversas funções para redirecionar a energia das descargas. As principais funções são:

  • Atrair os raios por meio de terminais aéreos, compostos por metais de alta condutibilidade

  • Conduzir a energia absorvida durante a descarga atraída pelos terminais receptores

  • Dissipar a eletricidade no solo através de um sistema de aterramento

Tantas edificações comerciais, residenciais ou industriais precisam se proteger contra os transtornos que descargas elétricas podem causar

Por isso, ao responder “como funciona um sistema de proteção contra descargas atmosféricas?” É importante explicitar que uma das funções do SPDA é diminuir os danos causados pelos raios nos sistemas elétricos. Tais danos queimam equipamentos eletrônicos, causam curtos-circuitos e até mesmo incêndios.

Se ainda estiver se perguntando “como funciona um sistema de proteção contra descargas atmosféricas?” ou “qual sua utilidade?”, lembre-se que o Brasil é o campeão mundial de descargas elétricas e que os prejuízos que elas causam aqui são de aproximadamente R$ 1 bilhão.

Caso ainda tenha dúvidas sobre “como funciona um sistema de proteção contra descargas atmosféricas? Ou “como adquiri-lo?”, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Lá, possuímos profissionais a postos que podem responder questões e indicar os melhores equipamentos para o que você procura.

Venha conhecer a Engenharia de Projetos

Consulte nossos prazos de entrega, tire suas dúvidas e faça seu orçamento.

Entre em contato conosco através do nosso site https://www.engenhariadeprojetos.com.br, do nosso e-mail contato@engenhariadeprojetos.com.br, por telefone (11) 3090-9333 ou pelo WhatsApp (11) 9.5895-3293.

Faça um orçamento