Projetos e Laudos
Elaboramos o seu projeto e laudo de cabine primária e homologamos em qualquer concessionária de energia do Brasil.
Execução
Fazemos a execução completa da cabine primária, com a compra dos equipamentos, instalação e gerenciamento da obra.
Parametrização
Fazemos a parametrização do seu relé de proteção, e estudo de seletividade da sua Cabine Primária.
Engenharia
Todos os nossos projetos são desenvolvidos por engenheiros eletricistas capacitados e com CREA ativo.
Cabines primárias são subestações ou casas de força destinadas a abrigar equipamento ou sistemas de potência responsáveis pela conexão da rede de transmissão da concessionaria com a unidade consumidora.
As cabines primariás são construídas para atender demandas entre 75 kW e 2500 kW e níveis de tensão entre 2,3 kV e 69 kV. Existem subestações com demandas e tensões superiores as mencionadas, porém, não entraremos em detalhes nesse artigo.
O arranjo físico de uma cabine primária requer basicamente cubículos de medição, proteção e transformação, podem ser construídas em alvenaria (subestação simplificada em alvenaria e subestação convencional) e podem ser blindadas (subestação simplificada blindadas), as subestações simplificadas são limitadas a em 300 kVA.
Devem ser instaladas no limite da propriedade com a via publica com todas as partes condutoras destinadas à condução da eletricidade equipotencializadas, os materiais e equipamentos instalados devem ser padronizados pela distribuidora e estar de acordo com as prescrições da NBR 14039 da ABNT.
O consumidor ou engenheiro eletricista devidamente autorizado solicita uma análise de viabilidade junto a concessionaria de energia que responde positivamente ou negativamente e se há custos.
Com o “de acordo” da unidade consumidora inicia-se a elaboração e posteriormente a apresentação do projeto para a distribuidora.
O projeto pode ser reprovado para readequação e pode ser aprovado, caso a resposta seja positiva, inicia-se então a construção da subestação ou cabine primária, instalação dos equipamentos e testes.
O próximo passo é o pedido de inspeção onde a distribuidora examina a cabine e novamente da o seu parecer técnico. Se não houver pendências a unidade consumidora solicita a ligação e aguarda a distribuidora finalizar o serviço.
O projeto de uma cabine primária deve ser realizado por um engenheiro eletricista com CREA ativo e devidamente capacitado, uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) deve ser recolhida.
A concepção do projeto deve atender as normas das distribuidoras, que por sua vez disponibilizam seus manuais para consulta, e originar um memorial descritivo descrevendo minuciosamente todos os detalhes e filosofia do projeto.
Junto com o projeto também é entregue uma carta de solicitação de fornecimento, contendo uma serie de documentações complementares para que seja efetivado o pedido de ligação.
A manutenção de cabines primárias ou subestações devem ser feitas por profissionais qualificados e autorizados para a tarefa, bem como ter equipamentos de proteção individual (EPI) necessário.
Os profissionais também devem ter recebido treinamentos técnicos sobre a tarefa que vão executar e treinamento da norma de segurança NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego.
As vestimentas dos profissionais devem ser adequadas, bem como não devem portar relógio, anéis, pulseiras ou qualquer outro adorno pessoal, conforme determina a NR-10.