Nossos Serviços

Projetos e Laudos

Elaboramos o seu projeto e laudo de cabine primária e homologamos em qualquer concessionária de energia do Brasil.

Execução

Fazemos a execução completa da cabine primária, com a compra dos equipamentos, instalação e gerenciamento da obra.

Parametrização

Fazemos a parametrização do seu relé de proteção, e estudo de seletividade da sua Cabine Primária.

Engenharia

Todos os nossos projetos são desenvolvidos por engenheiros eletricistas capacitados e com CREA ativo.

Saiba mais sobre Cabine Primária

Cabine primária

Cabines primárias são subestações ou casas de força destinadas a abrigar equipamento ou sistemas de potência responsáveis pela conexão da rede de transmissão da concessionaria com a unidade consumidora.

As cabines primariás são construídas para atender demandas entre 75 kW e 2500 kW e níveis de tensão entre 2,3 kV e 69 kV. Existem subestações com demandas e tensões superiores as mencionadas, porém, não entraremos em detalhes nesse artigo.

O arranjo físico de uma cabine primária requer basicamente cubículos de medição, proteção e transformação, podem ser construídas em alvenaria (subestação simplificada em alvenaria e subestação convencional) e podem ser blindadas (subestação simplificada blindadas), as subestações simplificadas são limitadas a em 300 kVA.

Devem ser instaladas no limite da propriedade com a via publica com todas as partes condutoras destinadas à condução da eletricidade equipotencializadas, os materiais e equipamentos instalados devem ser padronizados pela distribuidora e estar de acordo com as prescrições da NBR 14039 da ABNT.

  • Procedimento de ligação

O consumidor ou engenheiro eletricista devidamente autorizado solicita uma análise de viabilidade junto a concessionaria de energia que responde positivamente ou negativamente e se há custos.

Com o “de acordo” da unidade consumidora inicia-se a elaboração e posteriormente a apresentação do projeto para a distribuidora.

O projeto pode ser reprovado para readequação e pode ser aprovado, caso a resposta seja positiva, inicia-se então a construção da subestação ou cabine primária, instalação dos equipamentos e testes.

O próximo passo é o pedido de inspeção onde a distribuidora examina a cabine e novamente da o seu parecer técnico. Se não houver pendências a unidade consumidora solicita a ligação e aguarda a distribuidora finalizar o serviço.

  • Projeto de cabine primária

O projeto de uma cabine primária deve ser realizado por um engenheiro eletricista com CREA ativo e devidamente capacitado, uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) deve ser recolhida.

A concepção do projeto deve atender as normas das distribuidoras, que por sua vez disponibilizam seus manuais para consulta, e originar um memorial descritivo descrevendo minuciosamente todos os detalhes e filosofia do projeto.

Junto com o projeto também é entregue uma carta de solicitação de fornecimento, contendo uma serie de documentações complementares para que seja efetivado o pedido de ligação.

  • Manutenção de cabines primárias

A manutenção de cabines primárias ou subestações devem ser feitas por profissionais qualificados e autorizados para a tarefa, bem como ter equipamentos de proteção individual (EPI) necessário.

Os profissionais também devem ter recebido treinamentos técnicos sobre a tarefa que vão executar e treinamento da norma de segurança NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego.

As vestimentas dos profissionais devem ser adequadas, bem como não devem portar relógio, anéis, pulseiras ou qualquer outro adorno pessoal, conforme determina a NR-10.

Ultima Atualização: 24/01/2020  
https://engenhariadeprojetos.com.br/cabine-primaria
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CONSULTADAS:
  • Barros, Benjamim Ferreira de; Gedra, Ricardo Luis, "Cabine Primária: subestações de alta tensão de consumidor", Editora Érica, São Paulo, SP, 2ª Edição, 2011.
  • WEG Equipamentos Elétricos S.A, "DT-5: características e especificações de geradores".
  • Cummins Inc, "Engenharia de Aplicações: manual de aplicações para grupos geradores arrefecidos a água".