Nossos Serviços

Projeto

Elaboramos projetos de padrão de entrada de energia elétrica, reformas de centro de medição, prumadas elétricas e telefônicas para condomínios, restaurantes, industrias e edificações análogas.

Engenharia

Cuidamos de toda parte burocrática com as concessionárias de energia, entrando com o projeto e toda documentação necessária para homologação do seu novo padrão de entrada.

Reforma e execução

Executamos qualquer obra nova, reforma de padrão de entrada, montagem de novas prumadas elétricas e centro de medição. Possuímos uma equipe qualificada e capacitada para obras desse porte.

Gerenciamento

Não se preocupe com nada! Gerenciamos toda sua obra com engenheiro responsável no local, compra de material, gestão da equipe de obra, elaboração de cronogramas e suporte especializado.

Saiba mais sobre aumento de carga elétrica

Aumento de Carga Elétrica

Aumento de Carga Elétrica

Chama-se padrão de entrada de energia elétrica o conjunto de acessórios destinados a receberem os medidores de energia elétrica das concessionárias. Geralmente eles ficam no limite da via pública com a propriedade particular e são formados por postes ou colunas de concreto armado, eletrodutos de PVC ou ferro galvanizado, caixas metálicas ou policarbonatos, condutores, proteções e por fim o medidor de energia.

 

Os  padrões de entrada de energia elétrica são de dois tipos: uso individual (um medidor) e uso coletivo (a partir de dois medidores). Em edificações residenciais e comerciais o padrão de entrada de energia elétrica recebe outro nome, passando a ser chamado de centro de medição.

 

A instalação de um padrão de entrada pode ser realizada por um eletricista, sem a necessidade de um engenheiro, caso a potência instalada não ultrapasse 20 kW. Basta que o eletricista instale o padrão e solicite a ligação junto à concessionária. Para os casos nos quais a potência é ultrapassada, um engenheiro eletricista deve entrar com projeto e ART de execução e instalação e aguardar a resposta de aprovação da concessionária.

 

Existem vários modelos de padrões de entrada: com caixas metálicas ou policarbonato, com medidores voltados para calçada ou leitura interna. Você pode conversar com seu eletricista sobre o modelo mais adequado para sua residência.

 

projeto residencial elétrico pode ou não prever o padrão de entrada de energia elétrica. Ao pedir o seu projeto residencial personalizado converse com o seu projetista sobre a inclusão da sua entrada de energia.

Reforma de centro de medição antigo

Reforma de centro de medição antigo
Reforma de centro de medição antigo
Reforma de centro de medição antigo
Reforma de centro de medição antigo

Centro de medição é nome dado a uma sala destinada a receber medidores de energia responsáveis por registrar o consumo de energia elétrica de cada unidade consumidora seja ela comercial ou residencial. Dentro do centro de medição também se encontram as caixas de distribuição, caixas de proteção individual, barramentos e caixas de dispositivo de proteção e manobra.

Os centros de medição hoje em dia com o avanço das Normas, seguem padrões rigorosos visando a segurança das instalações elétricas. Ocorre que os centros de medição em edificações antigas estão completamente fora dos padrões atuais e muitas vezes se encontram com seus lacres rompidos (as vezes não possuem lacres) e com suas características originais completamente deturpadas, como por exemplo com a troca de cabos alimentadores das unidades de consumo, troca de disjuntores, caixa comprometidas pela corrosão ou comidas por cupim.

Vale lembrar que é terminantemente proibido alterar as características do centro de medição sem que a concessionária de energia seja consultada, porem, infelizmente essa prática é muito comum por exemplo quando o proprietário ou inquilino de um escritório ou apartamento contrata um "profissional" para trocar seu cabo de energia sem o menor critério ou autorização o que acaba por colocar em risco a segurança de todos os envolvidos indiretamente e diretamente com a edificação.

Para se ter uma ideia dos centros de medição antigos, suas caixas tinham fundos em madeira, os cabos eram protegidos com disjuntores monopolares para circuitos bifásicos e trifásicos (o que é proibido por Norma), não possuíam ventilação adequada, sem falar no estado dos próprios cabos de energia que com mais de 30 anos de uso e necessitam de uma avaliação.

É muito importante que se o centro de medição do seu condomínio ainda se encontra nos padrões antigos que um engenheiro eletricista seja chamado e um laudo elétrico seja realizado para verificação das instalações elétricas e inicio da reforma ou ampliação do centro de medição.

Se você é síndico confira essa matéria da DIRECIONAL Condomínios sobre reformas elétricas em condomínios

Reforma de prumadas elétricas e telefônicas

Reforma de prumadas elétricas e telefônicas
Reforma de prumadas elétricas e telefônicas
Reforma de prumadas elétricas e telefônicas
Reforma de prumadas elétricas e telefônicas

As prumadas elétricas são caixas de passagens nos andares dos edifícios responsáveis por fazer a derivação dos cabos alimentadores que vem do centro de medição para os apartamentos ou escritórios. Talvez as prumadas elétricas sejam o ponto mais critico de uma instalação elétrica predial, situações como vistas nas imagens acima afetam a maioria das edificações e o que é mais admirável é que independe de ser construção antiga ou nova e sim a má qualidade profissional na hora de executar essas infraestruturas.

O que vemos nessas instalações são cabos totalmente sem identificações (não sabemos para onde vão), as vezes decapados, jampeados entre si (gambiarras) acomodados em caixas com fundos de madeira e com riscos claros de provocarem um incêndio causado por um curto circuito por exemplo.

Um outro fator para troca da prumada elétrica em um empreendimento se deve ao fato do aumento de carga elétrica do mesmo. Com a compra de novos equipamentos como o ar condicionado por exemplo, a estrutura elétrica da edificação como cabos alimentadores, precisam ser trocados (consulte um engenheiro eletricista para essa avaliação) para que suportem a nova demanda, e não ha espaço nas prumadas existentes para colocação de novos eletrodutos para passagem dos mesmos. Neste caso pode-se estudar a construção de uma nova prumada elétrica desde que seja em comum acordo com todos os envolvidos. 

As prumadas telefônicas são caixas de passagens nos andares dos edifícios responsáveis por fazer a derivação dos cabos de sinal que vem do distribuidor geral da entrada para os apartamentos ou escritórios. Em geral essas prumadas apresentam bem menos riscos que as prumadas elétricas e necessitam muitas vezes de reformas por comprometimento de sua estrutura devido a corrosão ou destruição por cupim. Outro ponto a ser observado é que com novos equipamentos de telecomunicações e mais de uma companhia no mercado oferecendo serviços dessa linha, é preciso ampliar essas caixas para receberem mais equipamentos.

Consulte sempre um engenheiro eletricista e peça uma avaliação sobre as instalações elétricas da sua edificação.

Se você é síndico confira essa matéria da DIRECIONAL Condomínios sobre troca das prumadas em condomínios!

Ultima Atualização: 26/11/2018  
https://engenhariadeprojetos.com.br/padrao-de-entrada-de-energia