Projetos
Desenvolvemos projetos elétricos ou de instalações elétricas completos com dimensionamento de quadros, cabines primárias, condutores, infraestrutura, seletividade e curto-circuito.
Execução
Fazemos a execução dos nossos projetos com mão de obra qualificada, gerenciamento da obra e segurança.
Engenharia
Todos os nossos projetos são desenvolvidos por engenheiros eletricistas capacitados e com CREA ativo.
Pra você
Elaboramos projetos elétricos residenciais personalizados e em conjunto com nosso cliente.
O projeto de instalações elétricas engloba várias disciplinas e pode ser de dois tipos:
O projeto de instalações elétricas residenciais abarca uma série de disciplinas ou projetos desde a confecção do centro de medição até Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – SPDA.
A cronologia deste projeto varia de engenheiro para engenheiro, mas geralmente inicia-se com cálculos teóricos sobre a capacidade da entrada de energia do condomínio, analisando o número de apartamentos, o número de plantas tipo, planta das áreas comuns e tipo de aparelhos que serão instalados após sua construção.
Uma vez definidos esses parâmetros começam a elaboração dos desenhos do centro de medição (local destinado a receber os medidores de energia da Eletropaulo – se for em São Paulo/Capital ou concessionária local), plantas de iluminação e tomadas dos apartamentos tipo e áreas comuns, plantas de infraestrutura ou encaminhamento dos condutores, diagramas dos quadros elétricos das unidades consumidoras e administração e cortes esquemáticos.
Paralelamente são elaborados os projetos de telefonia, CFTV, interfones, TV a cabo, cabeamento estruturado (em caso de edificações comerciais) e proteção contra raios, mais conhecido como para-raios.
Hoje os engenheiros eletricistas estão incluindo em seus projetos e dimensionamentos as instalações fotovoltaicas ou energia solar , projeto este indispensável para redução na conta de energia (até 95%) e redução dos níveis de CO2.
Os projetos de instalações telefônicas prediais e centro de medição precisam ser encaminhados as suas respectivas concessionárias para serem aprovados.
Após as obras, é sempre importante que sejam realizadas “as built” de cada disciplina e que o laudo de instalações elétricas e o laudo de pára raio sejam emitidos periodicamente para monitoramento das condições das instalações da edificação. Em caso de edificações comerciais os laudos de engenharia citados acima são necessários a cada ano para a renovação de AVCB.
O projeto de instalações elétricas industrias é mais complexo. Geralmente envolve cabines primárias e geradores de energia e é preciso conhecer os processos da indústria e os fatores de demanda que ela exige.
O desenvolvimento do projeto engloba o dimensionamento do Centro de Comando de Motores (CCM), onde o engenheiro eletricista calcula todas as proteções e escolhe a melhor forma de partir desses motores, elaboração das plantas de iluminação e tomadas para as áreas administrativas e galpões de operação da fábrica, diagramas unifilares dos quadros, diagrama unifilar geral, planta de infraestrutura para o encaminhamento dos condutores, instalação e desvios de outras disciplinas como, por exemplo, hidráulica e ar-condicionado, elaboração de folhas de seletividade entre as proteções, cálculos de curto circuito e por fim dimensionamento do transformador e gerador, dando sequência ao projeto de entrada de energia elétrica.
Outras disciplinas também fazem parte como projeto de SPDA, cabeamento estruturado, telefonia e automação.